Soneto de Fidelidade



Soneto de Fidelidade

Vinicius de Morais


De tudo, ao meu amor serei atento antes

E com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento


Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento


E assim quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa lhe dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes, apelidado carinhosamente de "poetinha" por Tom Jobim, notabilizou-se por seus sonetos. Conhecido por ser um grande conquistador, boêmio, fumante e que adorava um whisky. Casou-se 9 vezes ao longo de sua vida.


Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.


O ano de 1968 marcou o fim da carreira diplomática de Vinicius de Moraes. Após 26 anos de serviços prestados ao MRE, Vinicius foi aposentado pelo Ato Institucional Nº 5, criado pela ditadura militar brasileira, fato que o magoou profundamente. No dia em que o ato era editado, Vinicius encontrava-se em Portugal onde realizava um concerto com Baden Powell. Ele ficou sabendo da medida por meio de jornalistas que o procuraram para comentários após o almoço, quando Vinicius apreciava tirar sestas. Frente ao novo paradigma que se instalava em sua terra natal, Vinicius considerou exilar-se, suicidar-se ou contatar colegas no Rio. Na apresentação seguinte com Baden, Vinicius declamou seu poema "Minha pátria" enquanto o parceiro dedilhava o Hino Nacional Brasileiro em seu violão.


-> Soneto de Fidelidade, um dos mais conhecidos do "poetinha".


Você já sabia disso ou esse assunto foi novo para você? Comente o que achou e deixe sua sugestão de novos temas!


Revista Cultura e Saber

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo