A peste bubônica e o famoso uniforme estranho



A doença é mais popularmente conhecida como Peste Negra, assolou o a Europa no século 14, matando 75 milhões de pessoas e 200 milhões de pessoas na Antiga Eurasia.


Os “médicos da peste” que utilizavam esse uniforme bizarro da foto, os protegia da cabeça aos pés.


Durante os surtos ocorridos naquele período, as cidades europeias decidiram contratar diversos especialistas para cuidar da população. Tanto os pobres, como os ricos recebiam o mesmo tratamento.


Acredita-se que o traje tenha sido pensado pelo médico Charles de Lorme, que manteve contato com muitos membros da realeza que estavam infectados, inclusive com o rei Luís XIII.


O uniforme e a máscara sinistra utilizada por estes profissionais tinha o objetivo de proteger os médicos do miasma, que basicamente era a emanação proveniente de organismos em decomposição. Naquela época não se sabia a causa da doença e acreditavam que a peste havia se espalhado por meio de um ar envenenado, que mais tarde, criava um desequilíbrio dos fluidos corporais das pessoas.


Os profissionais utilizavam suas máscaras com Theriac, que era um composto com mais de 50 ervas que também continha pó de carne de víbora, mirra, mel e canela. Para os estudiosos, De Lorme pensou que a forma do bico da máscara proporcionaria tempo suficiente para o ar ser absorvido pelo composto protetor antes de atingir as narinas e, posteriormente, os pulmões.


Todo esse estrago foi causado pela bactéria Yersinia pestis e pode se disseminar pelo contato com pulgas e roedores infectados.


Naquela época não se existia informações e muito menos higiene. Hoje em dia é muito rara a doença, mas países mais pobres como África, existem até hoje!


Pode se dizer que reduziu a população mundial, em média foram 100 milhões de mortes!


Você já sabia disso ou esse assunto foi novo para você? Comente o que achou e deixe sua sugestão de novos temas!


Revista Cultura e Saber

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 por C23 Digital

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon